Nepal vai retomar actividades nos picos do Himalaias

O Nepal vai reabrir os picos do Himalaias aos alpinistas durante a temporada de Outono, incluindo o Monte Everest. A revelação foi avançada pelas autoridades nepalesas na quinta-feira e tem por objetivo impulsionar a economia, muito dependente do turismo. A decisão foi anunciada numa altura em que o número de infecções pelo novo coronavírus continua a aumentar no país.

Lar de oito das 14 montanhas mais altas do mundo, o Nepal interrompeu as escaladas e as caminhadas em Março para conter o novo coronavírus, que até agora infectou 19.547 pessoas e causou 52 mortes no país. O Nepal tem 30 milhões de habitantes.

“Vamos autorizar as actividades de montanha e emitir licenças de alpinismo para o Outono”,  confirmou na quinta-feira Mira Acharya, funcionário do departamento de Turismo nepalês. O responsável acrescentou que os alpinistas devem seguir os protocolos de saúde emitidos pelo governo. A temporada de escalada de outono no Nepal prolonga-se de Setembro a Novembro.

A ausência de actividades alpinas na popular temporada da Primavera, entre Abril e Maio causou prejuízos de milhões de dólares ao Nepal. Centenas de viajantes estrangeiros e cerca de 200.000 xerpas, guias e carregadores foram afectados.

Embora o governo agora queira reabrir as actividades de montanhismo, os voos internacionais vão permanecer interrompidos até meados de Agosto e as restrições de viagem no Nepal permanecem, o que significa que os alpinistas terão que se submeter a quarentena e a medidas de contingência adicionais quando chegam ao país.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.