Covid-19. Vietname detecta primeiro caso de contágio local em mais de cem dias

O Vietname detectou o seu primeiro caso de coronavírus transmitido localmente em quase 100 dias, anunciaram as autoridades do país no sábado. O executivo de Hanói recebeu elogios pela pronta reacção à doença e pelos esforços para controlar a propagação da COVID-19.

O “paciente 416” é um aposentado vietnamita de 57 anos, da cidade de Danang, no centro do país. Trata-se da primeira transmissão comunitária desde 16 de Abril.

As autoridades de saúde submeteram a testes 105 pessoas que tiveram contacto com o paciente, informou o Ministério da Saúde no seu portal electrónico.

O homem tinha levado a mãe ao hospital dias antes, depois de apresentar  sintomas da doença, relataram as autoridades, que não informaram como o paciente contraiu o novo coronavírus, num pais onde o vírus parecia eliminado há vários meses.

“O paciente encontra-se agora ligado a um ventilador, devido à insuficiência respiratória”, declararam as mesmas fontes, acrescentando que a família acredita que o contacto que manteve  com terceiros foi limitado: “Ele não saiu da cidade e limitou-se a estar em casa e a cuidar do neto. Manteve contacto com os vizinhos. Não entrou em contacto com desconhecidos”, acrescentaram.

A cidade de Danang recebe turistas locais nas suas praias e restaurantes desde que o Vietname suspendeu o confinamento.

O Vietname registou apenas 416 casos do novo coronavírus, incluindo este último de Danang, e não declarou nenhum óbito até ao momento.

As autoridades comunistas fecharam rapidamente as fronteiras do país, depois que o vírus ter emergido na vizinha República Popular da China em Dezembro do ano passado. O país adoptou um confinamento rigoroso e um sistema de rastreamento.

Os voos internacionais permanecem estritamente limitados, e os visitantes devem cumprir uma quarentena obrigatória de duas semanas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.