
Caças da força aérea de Taiwan “escorraçaram” um avião de combate chinês que entrou brevemente na zona de identificação de defesa aérea da ilha na terça-feira, informou o Ministério da Defesa de Taipé. Trata-se do terceiro incidente do género registado no período de uma semana.
O aparelho chinês, um caça J-10, foi alertado por rádio de que se encontrava na zona de identificação aérea da formosa antes dos jatos da Força Aérea de Taiwan ter escoltado o intruso para fora do espaço aéreo taiwanês, informou o Ministério.
Na terça-feira da semana passada, vários caças Su-30 – alguns dos aviões de combate mais avançados da República Popular da China – cruzaram a zona de defesa área da ilha, tendo sido alvo das mesmas advertências.
Na sexta-feira, o Ministério da Defesa formosino adiantou que um Y-8 chinês, um avião de hélice concebido tendo por base um aparelho da era soviética também foi avisado pela força aérea de Taiwan para deixar o espaço aéreo, novamente na região sudoeste da ilha.
O vôo do Y-8 ocorreu algumas horas das autoridades formosinas terem realizado testes balísticos na costa leste da ilha.
Taiwan sustenta que a China, que reivindica a Formosa como sua, intensificou as atividades militares nos últimos meses, ameaçando Taiwan, ainda que o mundo esteja semi-paralisado devido à pandemia do novo coronavírus.
A China não fez qualquer tipo de comentários públicos sobre as actividades da força aérea chinesa nas imediações de Taiwan. Pequim costuma dizer que os exercícios não constituem qualquer anormalidade e são projetados para mostrar a determinação do país em defender a sua soberania.
Pequim nunca renunciou ao uso da força para garantir que Taiwan não declare formalmente a independência. Um dos generais mais influentes da China disse no mês passado que a China atacará se não tiver outra maneira de impedir que Taiwan se torne independente.
A República Popular da China acusa a presidente taiwanesa de alimentar ambições separatistas e de preparar terreno para a independência do país. Tsai diz que Taiwan já é um país independente chamado República da China, o nome oficial da Formosa.
Os Estados Unidos da América também intensificaram as suas atividades militares perto da ilha, com incursões marítimas mais regulares pelo estreito estreito de Taiwan.
Leave a Reply