Japão lamenta ausência de Taiwan da assembleia da OMS

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe qualificou na quinta-feira de “lamentável” o facto de Taiwan não ter sido aceite como observador na assembleia da Organização Mundial de Saúde que se realizou no mês passado.

“O Japão sempre defendeu que tudo devia ser feito para impedir que qualquer espaço geográfico constituísse um lacuna na resposta internacional a esta crise de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde deve eliminar este elemento político”, defendeu Shinzo Abe, no Parlamento japonês.

“É importante compartilhar informações e conhecimentos e incluir Taiwan neste esforço. Taiwan administrou bem esta crise de saúde pública de maneira livre, rápida e transparente, actuando com sucesso contra uma doença infecciosa que teve um impacto significativo em todo o mundo”, complementa Abe,

Taiwan fez lobby para ser incluída como observadora na assembleia virtual de dois dias e recebeu forte apoio dos Estados Unidos, do Japão e  de outros países, mas diz que não foi convidada devido à forte oposição da República Popular da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.