Como o nome bem sugere, White King é um leão branco e, de acordo com o diretor do Jardim Zoológico espanhol onde o animal nasceu, trata-se de um verdadeiro “bichinho de pelúcia”. A cria foi, no entanto, rejeitada pela mãe, na sequência de um parto muito sofrido.
White King, nascido a 31 de Maio, é o primeiro leão branco que vem ao mundo num Jardim Zoológico espanhol. Juan Luis Malpartida, director do Mundo Park em Guillena, perto de Sevilha, derrete-se em abraços, carinhos e cuidados, com a jovem cria, enquanto tenta alimentá-lo com o recurso a um biberão.
Malpartida contou à AFP que “o parto foi mau”, porque a mãe, uma leoa branca adquirida na Tailândia há quatro anos, “deu à luz 14 ou 15 dias após o prazo previsto para o fim da gravidez”.
O filhote “nasceu grande” e já era relativamente pesado no momento do parto. “Imagine o sofrimento pelo qual a mãe passou, não sei mesmo como é que o conseguiu parir”, explica Malpartida, de 73 anos, que vive rodeado de animais desde criança.
Três dias depois de se ter apercebido que White King não mamava na mãe porque ela recusar as investidas, Malpartida acabou por lhe retirar o filhote, que disse estar “hipotérmico, hipoglicémico, desidratado”.
No dia em que a AFP visitou as intalações do Mundo Park, White King estava, ainda assim, transfigurado: “É o primeiro dia em que o vejo com a cabeça erguida, a tentar correr”.
E a mãe? “Está muito calma”, conta o director do parque. “Queria livrar-se do filhote, aquecer-se novamente e que o macho a cobrisse”.
White King será uma das grandes atracções do parque zoológico, uma estrutura dotada de cerca de mil animais e que, após três meses de encerramento devido ao novo coronavírus, vai reabrir na quinta-feira.
A equipe do Mundo Park vai continuar a cuidar do leãozinho e a alimentá-lo por enquanto, explica Malpartida. “Quando virmos que o podemos reintegrá-lo com os pais, avançamos para essa opção. A opção é delicada, porque mais tarde ou mais cedo vai fazer concorrência ao próprio pai”.
Leave a Reply