A maior colónia mundial de tartarugas-verdes é quase duas vezes maior do que se pensava, disseram cientistas australianas na quarta-feira, depois do recurso a drones ter permitido aprofundar o conhecimento que os investigadores tinham sobre a população da espécie.
Uma equipa de investigadores australianos considera que por estes dias há cerca de 64.000 tartarugas-verdes à espera para depositar os ovos na ilha de Raine, um atol coralífero com vegetação nas partes externas da Grande Barreira de Coral. O número é significativamente mais elevado do que se julgava.
“Quando comparamos a contagem feita através do recurso a drones com a contagem feita por observadores, descobrimos que subestimamos os números no passado”, disse Richard Fitzpatrick, investigador que se associou à Biopixel Oceans Foundation, num comunicado enviado à AFP por e-mail.
As conclusões do estudo são uma boa notícia para os investigadores preocupados com o declínio do número de tartarugas-verdes.
Listadas como ameaçadas, muitos países tornaram ilegal à captura dos animais. Em grande parte dos países onde o animal está presente, os ninhos costumam ser protegidos.
Leave a Reply