Washington oferece ajuda a Moscovo para conter desastre no Árctico

Os Estados Unidos da América ofereceram ajuda a Moscovo no sábado, na sequência de um derrame de 20.000 toneladas de combustível num rio da região  Árctica da Rússia.

“Apesar das nossas desavenças, os Estados Unidos da América estão prontos para ajudar a Rússia a travar este desastre ambiental e a contribuir com a nossa experiência técnica”, disse o secretário de Estado, Mike Pompeo, numa publicação na rede social Twitter.

Um tanque de combustível pertencente à gigante da mineração Norilsk Nickel colapsou a 29 de Maio perto da cidade de Norilsk, no Árctico. O derrame causou o derrame de 15.000 toneladas de combustível no rio Ambarnaia. Seis mil outras toneladas espalharam-se pelas imediações, contaminando o solo.

O acidente é o pior desastre ecológico do tipo na região e os danos são visíveis do espaço. As equipas de intervenção russas trabalharam arduamente ao longo dos último dias para tentar limitar os prejuízos, mas a intervenção está a ser complicada pelas dificuldades de acesso, a pouca profundidade do rio que impede as operações com o recurso a embarcações e o terreno pantanoso que se produz na primavera.

Na sexta-feira, uma semana depois do dia do derrame, as autoridades russas disseram que finalmente tinham contido a expansão do derrame.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.