A agência espacial russa Roskosmos, até agora a única entidade que tinha capacidade de enviar cosmonautas à Estação Espacial Internacional (ISS), felicitou neste domingo a empresa americana SpaceX pelo lançamento com sucesso de um foguete que transporta dois astronautas rumo à ISS.
Com o lançamento efectuado a partir do centro espacial Kennedy, a SpaceX tornou-se a primeira empresa privada a enviar astronautas para o espaço, um êxito histórico que oferece aos Estados Unidos da América uma nova forma de colocar astronautas no espaço, ao fim de novo anos em que Washington esteve privada dessa capacidade.
“Quero saudar os nossos colegas norte-americanos”, afirma num vídeo publicado na conta do Twitter da Roskosmos o cosmonauta Serguei Krikaliov, director executivo da agência espacial russa para os programas de voos tripulados.
“O êxito desta missão vai apresentar novas oportunidades que beneficiarão todo o programa internacional de voos tripulados no espaço”, complementou o responsável russo.
Desde o fim da utilização dos vaivém espaciais em 2011, os americanos tinham que recorrer aos foguetes russos que descolam da base de Baikonur, no Cazaquistão, para chegar à ISS.
A ISS é um raro exemplo de cooperação internacional que não foi prejudicado pelas tensões dos últimos anos entre a Rússia e os países ocidentais.
Leave a Reply