Macau. Governo gastou mais de 50 milhões de patacas em hotéis para quarentena

O Governo gastou mais de 50 milhões de patacas (5,76 milhões de euros) até Abril com hotéis utilizados para quarentena obrigatória de 14 dias como medida de prevenção face à covid-19, foi esta quinta-feira anunciado.

Desde meados de Março que Macau impôs uma quarentena obrigatória a quase todos os que cruzassem as fronteiras, encaminhando-os para hotéis designados pelas autoridades. Mais de duas mil pessoas chegaram a estar isoladas em 12 hotéis, restando agora apenas um com quase 300 quartos, no qual se encontram apenas 74 pessoas em quarentena.

A informação foi prestada na conferência diária de acompanhamento do novo coronavírus. As autoridades anunciaram também mais uma baixa hospitalar, a 35.ª, permanecendo agora dez pessoas internadas a receberem tratamento para a covid-19.

A partir de janeiro, Macau começou por registar uma primeira vaga de dez casos. Depois de 40 dias sem identificar novos casos, o território detectou a partir de 15 de Março mais 35, todos eles importados. Macau cumpriu ontem o 22.º dia consecutivo sem registar novos casos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infectou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 890 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, capital da província continental de Hubei.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando sectores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.