Coronavírus. Índia regista maior número de infecções num único dia

A Índia registou esta segunda-feira o maior número de pessoas infectadas com o novo coronavírus ocorrido num único dia, numa altura em que o governo implementa medidas de relançamento do sector agrícola e de algumas actividades industriais.

Nas últimas 24 horas foram registados 1.553 novos casos de contágio de covid-19, aumentando para 17.000 o balanço total de pessoas infectadas na União Indiana onde, de acordo com dados oficiais, morreram 543 devido à pandemia.

As primeiras medidas de confinamento foram decretadas no dia 24 de Março, incluindo a paragem de actividades laborais, mas o êxodo de pessoas que abandonaram as cidades em direcção às zonas rurais foi significativo.

A actuação das autoridades em relação aos migrantes foi criticada devido ao uso da força contra os grupos de milhares de pessoas que abandonavam as cidades.

Milhares de pessoas foram obrigadas a períodos de quarentena em escolas e edifícios públicos abandonados. 

A partir desta segunda-feira algumas fábricas recomeçaram a laborar, sob medidas de distância sanitária, assim como foi permitido aos trabalhadores migrantes deslocarem-se para zonas industriais e agrícolas.

Enquanto as medidas de confinamento começam a ser levantadas permitindo o funcionamento de centrais a carvão, refinarias de petróleo e unidades agro-industriais, muitos sectores laborais continuam fechados a nível nacional.

O espaço aéreo mantém-se encerrado aos voos comerciais assim como se mantêm restrições nas viagens ferroviárias, rodoviárias e o comércio electrónico está limitado à entrega de bens alimentares e outros bens essenciais.

As escolas, estádios desportivos e locais de culto religioso continuarão fechados até ao dia 3 de Maio.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.