A República Popular da China anunciou este sábado que não registou, pelo terceiro dia consecutivo, novas infecções locais pelo novo coronavírus, embora o número de casos importados continue a aumentar, com 41 registos nas últimas 24 horas.
A Comissão de Saúde da República Popular da China informou que, até ao início da madrugada de sábado (16:00 de sexta-feira em Lisboa) foram registados um aumento dos casos importados, com 41 infecções, e sete mortes, todas na província de Hubei e seis na sua capital, Wuhan, o foco da pandemia.
O número de casos graves foi reduzido em 173, enquanto 590 pacientes tiveram alta dos hospitais, segundo a comissão, que relatou 36 novos casos suspeitos do vírus, que ainda não estão confirmados.
O número total de casos confirmados em todo o país aumentou para 81.008 e o número de mortes para 3.255, enquanto 71.740 pacientes tiveram alta desde o início do surto.
Desde então, 685.866 contactos próximos dos infectados foram monitorizados, dos quais 9.371 permanecem sob observação médica.
Entre os 41 novos casos importados do exterior, 14 foram relatados em Pequim, 9 em Xangai (leste), 7 na província de Cantão (sul), 4 em Fujian (sudeste), 2 em Zheijang (leste), Shandong (nordeste) e Shaanxi (noroeste) e 1 em Sichuan (sudoeste). Na vizinha província de Cantão foi declarada quarenta obrigatória para todos os visitantes provenientes do estrangeiro.
O número total de infecções detetadas em viajantes chineses e estrangeiros residentes que regressaram ao país atinge os 269 casos.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia do novo coronavírus, infectou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.
Depois de surgir na República Popular da China, em Dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Leave a Reply