Covid-19. Resposta de Macau foi exemplar, mas a luta continua – Jorge Sales Marques

Fotografia: Rádio Macau/TDM

O pediatra Jorge Sales Marques considerou esta quarta-feira em declarações  à agência Lusa que o território é um exemplo de prevenção na continente asiático, mas alertou que luta contra o Covid-19 ainda não acabou. O clínico falou à agência noticiosa portuguesa na qualidade de representante dos Serviços de Saúde.

“Somos um exemplo ao nível da Ásia e de outros países (…) em relação não só às recomendações que foram dadas, como também ao cumprimento [por parte] da população”, defendeu o pediatra.

Em entrevista à agência Lusa, o especialista elogiou tanto as medidas tomadas pelas autoridades para conter a propagação da epidemia que já causou mais de duas mil mortes e infectou mais de 74 mil pessoas a nível mundial, como “o comportamento impecável da população”, que tem seguido os apelos das entidades competentes “à risca”.

Por outro lado, o responsável sublinhou a qualidade e quantidade dos equipamentos nas unidades de saúde do território, com a existência em número suficiente de material para exames para o rastreio do vírus: “A prova provada é que não temos casos nem em enfermeiros, nem em médicos. (…) Por alguma razão é”, argumentou, destacando o trabalho efectuado pela equipa de 23 médicos e 60 enfermeiros “que trabalha com as pessoas que têm mais probabilidade de serem infectadas”.

O chefe dos serviços de pediatria do Centro Hospitalar Conde de São Januário aproveitou para deixar um alerta, apesar dos “resultados fantásticos de Macau”. O território já não regista novos casos há 15 dias, mas Sales Marques sustenta que a população não deve baixar a guarda: “Isto ainda não acabou. Macau é uma cidade de 600, 700 mil habitantes, mas estamos rodeados por milhões, tanto do lado de Hong Kong, como pelo lado da China”.

Jorge Sales Marques salientou que “esta é uma luta que não envolve só os serviços de saúde, os profissionais de saúde a as entidades competentes, é uma luta da população em geral contra este vírus, porque é um vírus de muito fácil contágio”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.