Pequim. Xi Jinping acompanha no terreno combate ao coronavírus

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, visitou na segunda-feira, pela primeira vez desde que o surto epidémico se espalhou por toda a China, uma área residencial de Pequim, para acompanhar o trabalho das autoridades sanitárias da capital chinesa.

De acordo com a agência France-Presse, o chefe de Estado chinês apareceu com o rosto coberto por uma máscara cirúrgica e deixou as autoridades chinesas medirem a temperatura do antebraço com um termómetro electrónico – uma prática que tem sido corrente em todo o país desde o início do surto -, enquanto conversava com vários moradores.

“A epidemia em Hubei e em Wuhan continua muito grave”, reconheceu Xi Jinping, apelando às autoridades sanitárias a aplicação de “acções mais fortes e decisivas para conter definitivamente a onda de contágio”

As autoridades chinesas elevaram para mais de um milhar de mortos e mais de 40 mil infectados o balanço do surto de pneumonia na República Popular da China causado pelo novo coronavírus (2019-nCoV) detectado em Dezembro, em Wuhan, capital da província de Hubei.

No domingo, de acordo com dados divulgados pela Comissão Nacional de Saúde da China, foram registadas no território continental chinês 97 mortes e detectados mais de 3.000 novos casos de infecção. Ao longo as últimas 24 horas, e pela primeira vez desde que o surto epidémico se agudizou, a Comissão Nacional de Saúde chinesa registou mais de uma centena de mortos, o número mais elevado de vítimas mortais num único dia.

A situação motivou a marcação de uma reunião de urgência de ministros da Saúde dos países da União Europeia para quinta-feira, em Bruxelas, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) enviou uma equipa de especialistas para a China para acompanhar a evolução da epidemia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.