Duas irmãs russas reencontraram-se no fim de Janeiro, 78 anos depois de se terem visto pela última vez, na sequência da Segunda Guerra Mundial. O reencontro tornou-se possível graças à ajuda de um programa de televisão e da polícia russa.
Quando se voltaram ver, Yulia e Rozalina Kharitonova, de 92 e 94 anos, respectivamente, uniram-se num forte abraço, cercadas de familiares que não conseguiram conter as lágrimas, conforme mostram as imagens divulgadas nesta sexta-feira pelo Ministério da Administração Interna da Rússia.
“Eu procurei-a. Nunca deixei de a procurar”, repetiu Rozalina, dando a mão à irmã.
As duas irmãs viviam com os pais em Estalinegrado, cidade que foi palco de uma das maios longas batalhas do conflito. Yulia e Rozalina foram separadas em 1942, durante a evacuação da cidade por causa dos bombardeamentos nazis.
Nascida em 1928, Yulia Kharitonova abandonou a cidade com a mãe e instalou-se em Penza, ao passo que Rozalina, nascida em 1926, foi reencontrada 1.000 quilómetros mais a leste, em Cheliabinsk, nos Urais, na companhia dos funcionários da fábrica para a qual trabalhava.
“Separadas pela guerra durante a juventude, não perderam a esperança de voltar a ver-se durante 78 longos anos”, afirmou a porta-voz da polícia russa, Irina Volk, numa nota de imprensa.
De acordo com Volk, as duas irmãs reencontraram-se em Janeiro, em Cheliabinsk, depois de uma das filhas de Yulia ter pedido ajuda às forças de segurança.
Rozalina já tinha tentado encontrar a irmã, sem sucesso, num programa da televisão russa especializado em reunir familiares desavindos. Ao descobrir o testemunho de Rozalina na página do programa, a polícia russa entrou em contacto com ambas as irmãs e promoveu o reencontro.
A 9 de Maio próximo, a Rússia vai celebrar os 75 anos da vitória dos aliados sobre os exércitos nazis. A União Soviética pagou um preço especialmente alto na Segunda Guerra Mundial, com cerca de 27 milhões de mortos, de acordo com números oficiais russos.
A Batalha de Estalingrado – hoje Volgogrado – foi emblemática, com mais de 1,1 milhão de mortos do lado soviético, e 1,5 milhão de mortos, do lado alemão,de acordo com Moscovo. A derrota dos nazis na cidade, em Fevereiro de 1943, após seis meses e meio de combates, é considerada um marco importante na guerra e acelerou a queda do regime de Adolf Hitler.
Leave a Reply