Nepal. Sete alpinistas desaparecem em avalanche no Annapurna

Quatro alpinistas sul-coreanos e três nepaleses estão desaparecidos, depois de terem sido surpreendidos por uma avalanche avalanche nas encostas do Annapurna, um dos picos mais altos da cordilheira do Himalaias, anunciaram as autoridades do Nepal este sábado.

A avalanche ocorreu a uma altitude de cerca de 3.200 metros, perto do acampamento-base para a subida do Annapurna, depois de a zona ter sido palco de um forte nevão na sexta-feira.

“Fomos informados de que não há contacto com quatro sul-coreanos e três nepaleses depois da avalanche. Ontem à noite, uma equipa de resgate foi enviada para o local”, disse à AFP Mira Dhakal, do Ministério nepalês de Turismo.

O chefe da polícia local, Dan Bahadur Karki, disse que o mau tempo está a dificultar os esforços de socorro: “A equipa de salvamento está a caminho do local. Também temos um helicóptero pronto para levantar voo, se o clima melhorar”, afirmou Karki.

O Annapurna é uma montanha particularmente propensa às avalanches e tecnicamente difícil. Tem uma taxa de mortalidade mais alta do que o Everest, o pico mais alto do mundo.

Na Coreia do Sul, funcionários do Ministério da Educação informaram que os quatro montanhistas sul-coreanos desaparecidos integravam uma equipa de professores voluntários que trabalhavam com crianças no Nepal.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul anunciou que vai enviar uma equipa ao Nepal para ajudar nos esforços de resgate, adiantando ainda que as famílias dos alpinistas desaparecidos já foram informadas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.