Descoberta a ilustração mais antiga da cidade de Veneza

Uma investigadora da Universidade de St. Andrews, na Escócia, descobriu um desenho do século XIV que é considerado a representação mais antiga da cidade de Veneza. O desenho, descoberto pela historiadora Sandra Toffolo, especialista no período da Renascença, faz parte de um manuscrito que narra a jornada de Niccolò da Poggibonsi, um viajante italiano que passou por Veneza durante a viagem que fez a Jerusalém, entre 1346 e 1350.

“A descoberta desta panorâmica da cidade tem grandes consequências para o nosso conhecimento de Veneza, porque mostra que a cidade despertava já na altura um enorme fascínio”, disse Toffolo, no comunicado em que anuncia a descoberta. A nota foi publicada no portal electrónico da Universidade de St. Andrews.

Poggibonsi descreve a cidade com um desenho a lápis, onde se pode ver os canais, os telhados das igrejas, as gôndolas e várias torres medievais. O manuscrito, preservado na Biblioteca Nacional de Florença, provavelmente data de 1350 e retrata uma cidade que já parecia na altura fascinante.

Toffolo descobriu o desenho em Maio de 2019 durante uma investigação que conduziu na biblioteca florentina sobre a cidade de Marco Polo.

Ao encontrar o mapa, percebeu que a imagem de Veneza era anterior às conhecidas até agora, com excepção dos mapas de navegação usados entre os séculos XIII e XVIII.

O mapa mais antigo de Veneza foi feito por Fra Paolino, um frade franciscano, e data de 1330, de acordo com a universidade.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.