
A província chinesa de Zhejiang quer forçar os pais a mandarem os filhos para a cama antes da 22h, mesmo que eles ainda não tenham terminado os trabalhos de casa. A proposta dividiu opiniões. Muitos pais ficaram revoltados com a sugestão.
A iniciativa das autoridades da província de Zhejiang gerou controvérsia num país onde as crianças são frequentemente sobrecarregadas com trabalho escolar, ao qual são adicionados cursos e actividades particulares de todos os tipos.
O objetivo é, num sistema educacional ultra-competitivo, conseguir garantir a entrada para as melhores universidades.
Dada a enxurrada de tarefas com que é ocupado o tempo das crianças, a província defende que os pais enviem os seus filhos para a cama às 21h, se estiverem no Ensino Primário, e às 22h, se estiverem no Ensino Secundário, mesmo que não tenham terminado os trabalhos de casa.
O plano de acção provincial, que ainda não entrou em vigor, também insta os pais a “evitar competir com os outros”, bem como a colocar um fim às aulas particulares aos fins-de-semana e em dias feriados.
A ideia suscitou o descontentamento de alguns pais que dizem temer que os seus filhos fiquem em desvantagem na escola, enquanto outros aprovam a iniciativa.
O”China Daily”, diário em língua inglesa, sustenta que o verdadeiro problema é a reforma do Ensino Secundário:”É necessária uma reforma abrangente da educação para tratar a doença, e não o sintoma, e garantir que as crianças tenham uma infância feliz sem gastar tempo excessivo a estudar”, escreve o jornal.
Leave a Reply