Hong Kong. Polícia volta a lançar gás lacrimogéneo sobre manifestantes

A polícia de Região Administrativa Especial de Hong Kong voltou este domingo a lançar gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que se concentraram junto ao Gabinete de Ligação do Governo Central em mais uma acção de um protesto que teve origem nas emendas à lei da extradição.

Imagens transmitidas por vários canais de televisão mostram as forças policiais a recorrer a bombas de gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que se barricaram junto à zona do Gabinete de Ligação do Governo Central no território vizinho, cujo símbolo foi atacado com ovos e tinta há pouco mais de uma semana. Um escudo protector transparente foi, entretanto, colocado sobre o símbolo para o proteger.

No sábado a polícia de Hong Kong instalou barreiras de contenção e reforçou a segurança junto às esquadras do Distrito Ocidental, na zona de Sheung Wan e de Central, e reforçou o pavimento das ruas para impedir que fosse arrancado e arremessado.

Segundo noticiou a estação de rádio local RTHK, os manifestantes foram autorizados a concentrarem-se no jardim Chater, no centro da cidade, tendo as autoridades recusado autorizar a marcha até ao parque Sun Yat Sen em Sheung Wan, perto do Gabinete de Ligação do Governo Central em Hong Kong. Os protestos levaram o Governo de Macau a interromper as ligações marítimas entre os Terminais do Porto Exterior e da Taipa e o centro de Hong Kong. 

No sábado, pelo menos 23 pessoas ficaram feridas, duas das quais com gravidade, e 11 foram detidas durante um protesto em Yuen Long, junto à fronteira com a República Popular da China, que se realizou apesar de ter sido proibida pelas autoridades, de acordo com os meios de comunicação social locais.

A polícia, que usou granadas de gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar milhares de manifestantes, indicou que quatro agentes ficaram feridos na marcha em Yuen Long, perto da fronteira com a República Popular da China, num protesto contra o ataque de domingo passado.

A 21 de Julho, homens encapuzados, vestidos de branco e munidos com bastões, investiram indiferenciadamente contra uma multidão, na sua maioria manifestantes que tinham participado num protesto na cidade, e que se encontrava na estação de metropolitano de Yuen Long. Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas.

As manifestações deste fim de semana são mais um capítulo da contestação na rua, iniciada em Junho contra as emendas à lei da extradição, entretanto suspensas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.