Taxa de sobrevivência das crias de lince ibérico aquém do esperado

Trinta e cinco crias de linces ibéricos sobreviveram entre os 50 que nasceram este ano em centros de reprodução de Espanha e Portugal. O anúncio foi na terça-feira feito pelos responsáveis pelo programa de conservação Ex-situ, que esperava mais sobreviventes.

As crias nasceram de 27 casais, seis dos quais formaram-se no centro de Silves, em Portugal. Dos 50 nascimentos, 35 crias sobreviveram ao desmame, uma percentagem inferior ao verificado em temporadas reprodutivas anteriores, com os dados de entre 2005 e 2018 a apontarem para uma expectativa de entre 37 e 48 crias.

O número inferior de sobreviventes deve-se em parte ao período em que as crias lutam entre si, que este ano provocou a morte de quatro delas.

Os técnicos do projecto destacam que das sete fêmeas que acasalaram pela primeira vez este ano, quatro conseguiram parir.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.