Macau tem uma palavra a dizer na afirmação internacional do renminbi

O presidente da Associação de Bancos de Macau e da sucursal de Macau do Banco da China defendeu hoje que o território assume um papel importante no reconhecimento internacional da moeda chinesa, o renmbimbi.

À medida que os contactos comerciais entre a China e os países de língua portuguesa se aprofundam cada vez mais, reforça-se o reconhecimento internacional da moeda chinesa, o renmbimbi, sustentou Li Guang. A posição foi defendida pelo responsável no âmbito de um simpósio no qual se debateu o papel de Macau na estratégia nacional e internacional de Pequim de investimento em infra-estruturas que permitam ligar Ásia, África e Europa, designada de “Uma Faixa, Uma Rota”.

Por isso, defendeu que “Macau deve melhorar os serviços de liquidação de renminbi com estes países em termos de amplitude e profundidade”.

Li Guang, que é tambem membro do Conselho para o Desenvolvimento Económico do Governo do território, afirmou ainda que é preciso “suportar efectivamente as empresas locais a aproveitarem a oportunidade de ‘Uma Faixa, Uma Rota’”, através “do papel de ligação financeira de Macau com os países de língua portuguesa”. Medidas que, sublinhou, são essenciais para “a China obter mais amplo espaço neste palco internacional”.

Na abertura do simpósio, o subdirector do gabinete de ligação da China em Macau defendeu que o território precisa de reforçar a cooperação multilateral, em especial com os países de linga portuguesa.

Antes, o chefe do Governo do Executivo, Fernando Chui Saiu On, tinha frisado que “a construção de ‘Uma Faixa, Uma Rota’ é uma oportunidade estratégica” para o território acompanhar o desenvolvimento internacional.

Razão pela qual, “no que se refere ao livre fluxo de comércio e à integração financeira, Macau irá desempenhar plenamente o seu papel de plataforma de serviços de cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa”, acrescentou Chui Sai On.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.