
A Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau cancelou esta quarta-feira os sinais relativos à aproximação de um ciclone tropical. O organismo já tinha baixado durante a manhã o nível de alerta de tempestade tropical de 3 para 1 devido ao afastamento do ciclone Mun e acabou também por abolir o aviso de “storm surge” emitido pelas autoridades locais na segunda-feira.
Na última madrugada, o ciclone tropical Mun atingiu terra na ilha chinesa de Hainão e afastou-se, gradualmente, da Região Administrativa Especial, com o vento a enfraquecer, de acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos.
O aviso de “storm surge” azul também foi cancelado, depois das autoridades terem previsto que até sábado seria possível a ocorrência de inundações nas zonas mais baixas da cidade, nomeadamente no Porto Interior.
A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.
A 23 de Agosto de 2017, o tufão Hato, o pior em 53 anos a atingir Macau, causou dez mortos e mais de 240 feridos, provocando graves inundações na zona do Porto Interior.
Em meados de setembro de 2018, o tufão Mangkhut causou 40 feridos e prejuízos avaliados em 1,74 mil milhões de patacas em Macau, onde o sinal máximo de tempestade tropical esteve içado durante várias horas.
Leave a Reply