
O Cônsul Honorário da Papua-Nova Guiné em Macau é o mais recente residente do território a manifestar a intenção de se candidatar ao estatuto de Chefe do Executivo. Steven Siu, de 73 anos, é o quinto pré-candidato ao cargo actualmente ocupado por Fernando Chui Sai On. Para que a candidatura se torne efectiva, Siu tem de recolher o apoio de pelo menos 66 dos 400 membros do Colégio Eleitoral.
O pré-candidato diz que recebeu encorajamento da parte dos seus amigos para se candidatar ao principal cargo político do território. Steven Siu diz que, tendo começado a carreira como diplomata, está em boa posição para renovar os círculos políticos do território, há muito dominados pela classe empresarial.
O Cônsul Honorário da Papua-Nova Guiné considera que a manutenção do panorama político vigente na RAEM desde a transferência da administração vai acabar por roubar competitividade ao território.
O pré-candidato traçou uma analogia entre as relações Macau-China e a relação que a sucursal de um banco mantém com a empresa-mãe. O Chefe do Executivo, no entender de Siu, é como que o responsável pela gestão da sucursal.
Se for eleito para o lugar actualmente ocupado por Fernando Chui Sai On, Steven Siu propõe-se recorrer “à sabedoria dos diplomatas para criar harmonia” e para resolver os conflitos que possam surgir em Macau.
O programa eleitoral preliminar de Steve Siu está sobretudo relacionado com a economia. Com o propósito de diversificar o perfil económico de Macau, o pré-candidato propõe-se desenvolver uma bolsa de valores na RAEM, bem como criar um centro de venda de ouro. Steven Siu promete ainda encorajar os estudantes locais a estudarem no estrangeiro e promover os ensinamentos Budistas, Confucionistas e Taoístas.
Em declarações à imprensa, Siu reconheceu que ainda está a angariar apoios, mas mostrou-se confiante de que vai conseguir reunir as 66 cartas de nomeação necessárias para que a candidatura seja formalizada.
Siu junta-se a outros quatro candidatos na corrida pelo cargo de Chefe do Executivo. O favorito à sucessão de Fernando Chui Sai On é o antigo presidente da Assembleia Legislativa, Ho Iat Seng. O empresário Leong Kuok Chao, “o manifestante de vermelho” Hoi Weng Chong e a antiga operária fabril Choi Teng Teng são os outros residentes que manifestaram o desejo de se candidatar à chefia do Governo.
Leave a Reply