
O Ministério da Agricultura do Laos informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre os primeiros casos de surto de peste suína africana no país. A descoberta confirma a expansão do vírus no Sudeste Asiático.
As autoridades do país encontraram infecções em sete quintas na província de Salavan, no sul do país. Em consequência tiveram de ser abatidos 973 animais, de acordo com um comunicado da OIE.
A doença, que dizimou explorações inteiras na China e em outros países asiáticos, é inofensiva para os seres humanos, mas para os porcos é fatal e altamente contagiosa.
Desde o surgimento em 2018 dos primeiros focos no Continente , a epidemia espalhou-se por todo o país, alastrando-se depois para países como a Mongólia ou o Camboja, para além do Vietname.
Mais de um milhão de suínos foram abatidos na China desde que o primeiro caso de peste foi registado em Agosto passado, de acordo com o Ministério chinês da Agricultura.
O Governo vietnamita anunciou no início desta semana que mais de 2,6 milhões de porcos foram abatidos no seu país para tentar conter a propagação do vírus, que já se espalhou para 58 das suas 63 províncias.
Leave a Reply