“Tia Orlanda” regressa a Macau para Semana Gastronómica de Moçambique

A “chef” moçambicana Orlanda Barbosa está de regresso a Macau para a edição de 2019 da Semana Gastronómica de Moçambique. O certame, que decorre entre sábado e o dia 29 do corrente mês no Restaurante Varandas, no hotel Roosevelt, é organizado no território há mais de uma década com o propósito de “celebrar a independência de Moçambique”.

Desde 2007 que a Semana Gastronómica de Moçambique traça o mesmo objetivo: pôr a população de Macau em contacto com os “sabores, as danças e as músicas” tradicionais moçambicanas, por ocasião de mais um aniversário da “celebração da independência”, apontou a presidente da Associação dos Amigos de Moçambique, Helena Brandão.

Moçambique celebra a 25 de Junho o seu 44.º aniversário como nação livre e soberana. A independência foi conquistada em 1975 após cinco séculos de domínio português: “[Todos os anos] convidamos um ‘chef’ moçambicano que prepara, durante uma semana, num restaurante de Macau, pratos típicos de Moçambique”, explicou Helena Brandão.

Este ano, a Associação de Amigos de Moçambique convidou a ‘chef’ Orlanda Barbosa, que trará ao hotel Roosevelt “alguns condimentos e produtos” moçambicanos que não estão disponíveis no território.

Apesar da Semana Gastronómica ser “muito bem recebida todos os anos”, a organização teme que esta seja a última edição, tendo em conta as “dificuldades logísticas” e os apoios, que “nem sempre são suficientes”: “Temos encontrado cada vez mais dificuldades, mas este ano foi pior (…) O problema é arranjar um espaço que nos dê condições para organizar esta semana, tudo o que o evento exige. Pedimos apoios, mas às vezes não são suficientes”, indicou à Lusa Helena Brandão. “Pode ser a última edição”, lamentou a presidente da Associação dos Amigos de Moçambique.

Macau, uma plataforma de cooperação e investimento entre a China e os países lusófonos, tem vindo a estreitar relações com o país africano, nomeadamente na área da medicina tradicional chinesa.

No ano passado, Moçambique foi o foi país parceiro da 23.ª edição da Feira Internacional de Macau (MIF), organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), lembra a agência Lusa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.