Ministro do Ambiente e da Energia do G20 reunidos no Japão

Os ministros da Energia e do Ambiente dos países do G20 iniciaram este sábado uma reunião de dois dias em Nagano, no Japão. O encontro está centrado na garantia do abastecimento energético e na redução dos resíduos de plástico.

“A situação da energia e das alterações climáticas varia entre os membros do G20, logo, não é fácil unificar uma mensagem sobre estas questões”, apontou o representante japonês, Hiroshige Seko, no discurso de abertura.

O abastecimento de energia tornou-se rapidamente um ponto central no debate iniciado hoje na cidade de Karuizawa, depois do ataque, na quinta-feira, contra dois petroleiros no Golfo de Omã.

Os Estados Unidos da América acusaram o Irão da autoria do ataque, o que provocou o aumento das tensões no Médio Oriente e a subida do preço do petróleo bruto. Teerão negou qualquer responsabilidade.

A questão é particularmente sensível para o Japão, país a que pertence um dos navios e que depende da região para grande parte do seu abastecimento de petróleo, dada a escassez de recursos no arquipélago.

Para este fim de semana, também figuram na agenda ministerial do G20 questões ambientais como o debate sobre as alterações climáticas, a utilização de energia limpa e a redução do despejo de resíduos de plástico no mar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.