Hong Kong. Manifestantes convocam novo protesto para domingo

Os responsáveis pelo Conselho Legislativo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong voltaram na quinta-feira a anunciar o adiamento do debate sobre a lei da extradição, depois dos organizadores do protesto que no último domingo terá colocado nas ruas da antiga britânica mais de um milhão de contestatários terem convocado um novo protesto para domingo.

A entidade responsável pela mobilização, a Frente Civil de Direitos Humanos, disse na quinta-feira que está a planear a organização de outra manifestação de modo a manter pressão sobre as autoridades da antiga colónia britânica no que toca à discussão de um diploma que poderá vir a permitir eventuais extradições para a República Popular da China.

Para além de convocar um novo protesto para Domingo, a Frente Civil de Direitos Humanos exortou a sociedade civil de Hong Kong a associar-se a uma greve geral na Segunda-feira. O organismo estará a tentar obter a autorização das forças de segurança para ambos os protestos.

Lee Cheuk-yan, um político veterano do Partido Trabalhista, instou a população de Hong Kong a associar-se à manifestação de domingo. Lee acredita que uma adesão massiva ao protesto pode forçar o Governo a deixar cair a intenção de legislar o polémico diploma: “É um momento muito crítico para Hong Kong e é fundamental que nos mostremos unidos”, diss Lee Cheuk-yan, citado pela RTHK. 

Na quarta-feira, milhares de pessoas concentraram-se no exterior do Conselho Legislativo para protestar contra a discussão, por parte do hemiciclo, da contestada proposta de lei. O cerco ao parlamento da antiga colónia britânica forçou o presidente do LegCo a cancelar o plenário.

Na quinta-feira de manhã, o secretariado do Conselho Legislativo emitiu um documento em que diz que o plenário que estava agendado também não se iria realizar e acrescentava que a reunião prevista para esta sexta-feira também seria cancelada. Antes, o Governo já tinha anunciado o encerramento dos seus serviços até ao final da semana. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.