Índia. Seca e temperaturas elevadas altera comportamento dos animais

Lutas entre macacos e tigres desgovernados são algumas das mudanças de comportamento observadas na Índia e geradas pela onda de calor extremo e pela seca na Índia, relata a imprensa indiana este sábado. No Rajastão, os termómetros ultrapassaram nos últimos dias a barreira dos 50 graus.

Várias áreas do país estão a ser afectadas por temperaturas sufocantes que passaram dos 50°C no estado do Rajastão, afectando animais e humanos.

No bosque de Joshi Baba, no estado de Madhya Pradesh, onde o termómetro chegou a 46°C, um grupo de macacos foi encontrado morto. De acordo com um funcionário florestal, os primatas terão sido mortos durante uma sanguinária luta com um grupo rival pelo acesso a uma fonte de água: “É um comportamento raro e estranho, já que os herbívoros não protagonizam conflitos deste tipo”, disse Mishra à estação televisiva NDTV este sábado.

“Estamos a investigar todas as possibilidades, incluindo a de um conflito pela água entre grupos de macacos. O conflito causou a morte de 15 primatas de um grupo constituído por entre 30 a 35 membros que vivem em cavernas”, relatou Mishra. “Alguns grupos de macacos,  grandes em número, e que dominam esta parte em particular podem ter afugentado o grupo menor que se sentiu tentado a vir procurar água”, explicou ele. Uma necropsia revelou que os macacos terão morrido devido a um golpe de calor.

As autoridades indianas falam de um risco acrescido: os tigres das reservas florestais nas zonas afectadas pela onda de calor estão a deixar o seu habitat para aceder a água nas aldeias vizinhas.

Na semana passada, as temperaturas alcançaram os 50,3ºC na cidade de Churu no Rajastão. A temperatura máxima alguma vez registada na Índia é de 51°C.

A onda de calor também suscitou comportamentos violentos entre os humanos. No estado de Jharkhand, um homem baleou seis pessoas depois de ser impedido de encher mais barris de água do que aquele que era permitido num reservatório público, informou a imprensa local no sábado. Na sexta-feira, um homem de 33 anos morreu numa disputa similar no estado indiano de Tamil Nadu.

No norte do país, em Uttar Pradesh, além do calor extremo dos últimos dias, foram registadas tempestades de areia com ventos tão violentos e intensos que chegaram a derrubar árvores e postes de luz e deixaram 24 mortos.

No ano passado, uma tempestade de areia parecida deixou 150 mortos e grandes danos materiais.

A monção anual, que traz chuvas torrenciais para esta região, está com mais de uma semana de atraso em relação ao calendário habitual. Os serviços meteorológicos locais preveem que o fenômeno chegará nos próximos dias.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.