
O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse na quinta-feira que só decidirá sobre novas sanções tarifárias à República Popular da China no final de Junho, depois da cimeira do G20, no Japão. Para o certame, recorde-se, está agendada uma reunião com o homólogo chinês, Xi Jinping.
O encontro entre Trump e Xi já tinha sido anunciado no início de Maio, numa altura em que a guerra comercial entre os EUA e a China subia de tom, após o Presidente norte-americano ter anunciado o aumento de taxas alfandegárias entre 10 por cento e 25 por cento sobre cerca de 300 milhões de euros de produtos importados da República Popular da China. Na altura, o Presidente chinês anunciou a intenção de responder com idênticas sanções.
Nessa altura, Trump reconheceu que o encontro era de “grande importância” e esta quinta-feira voltou a recordar o compromisso, remetendo para a sua conclusão qualquer decisão sobre novas taxas alfandegárias: “Vou encontrar-me com o Presidente Xi e vamos ver o que acontece”, disse Donald Trump, em Caen, no norte de França, onde participou no segundo dia de comemorações do desembarque das tropas aliadas na Normandia, durante a II Guerra Mundial.
A decisão de Trump incidirá sobre pouco mais de 300 milhões de euros em importações de produtos chineses que ainda não foram afectados pelas sucessivas sanções tarifárias que têm sido impostas, na guerra comercial entre os dois países.
Donald Trump tem sido ambíguo relativamente à evolução das negociações para resolver o impasse comercial com Pequim, alternando entre declarações em que revela esperança numa solução rápida e afirmações de aumento de desconfiança sobre a postura da República Popular da China.
Na cimeira do G20, que decorre na cidade japonesa de Osaka, nos dias 28 e 29 de Junho, está marcada uma reunião bilateral entre Donald Trump e Xi Jinping, em que a questão da guerra comercial será tema central.
Leave a Reply