
Treze imóveis situados num dos mais emblemáticos pátios de Macau foram esta segunda-feira formalmente doados ao Executivo pela Associação de Beneficiência do Hospital de Kiang Wu. O conjunto patrimonial abrange edifícios no Pátio da Eterna Felicidade e no Beco dos Faitiões.
A Associação de Beneficiência do Hospital Kiang Wu formalizou esta manhã, na sede do Governo, a doação ao Executivo de treze imóveis com interesse patrimonial situados no Pátio da Eterna Felicidade e no Beco dos Faitiões. Os treze edifícios, construídos no estilo arquitectónico tradicional de Lingnan, têm uma área bruta de 2184 metros quadrados e está situada na zona tampão de protecção criada para salvaguardar os monumentos que em 2005 passaram a integrar a lista do Património Mundial da UNESCO.
Na cerimónia de doação, que decorreu esta manhã no Palácio da Praia Grande, marcaram presença o Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, o secretário para a Economia e Finanças, Lionel Leong e a presidente do Instituto Cultural, Mok Ian Ian, entre outros.
O memorando esta segunda-feira assinado prevê que a propriedade do conjunto patrimonial do Pátio da Eterna Felicidade fique, numa primeira fase, sob a alçada da Direcção dos Serviços de Finanças e seja depois transferida para o Instituto Cultural. A presidente do organismo, Mok Ian Ian, explicou, em declarações à imprensa de língua chinesa que o IC vai operar o levantamento dos objectos com valor patrimonial que possam ainda existir nos treze edifícios, antes de proceder à reabilitação do espaço. No futuro, o Pátio da Eterna Felicidade e o Beco dos Faitiões devem alojar espaços de exposição e receber performances artísticas. Aos jornalistas, Mok Ian Ian diz que as tradições orais do território deverão ter no conjunto de imóveis hoje doados pelo Associação de Beneficiência do Hospital Kian Wu uma montra de excelência.
Leave a Reply