Taishan. Segundo reactor entrou em funcionamento na terça-feira

O reactor nuclear EPR2 da Central Nuclear de Taishan, a cerca de setenta quilómetros de Macau, entrou em funcionamento na terça-feira. O anúncio foi esta quarta-feira feito pelo presidente da empresa francesa EDF, Jean-Bernard Lévy.

“A reacção nuclear foi autorizada e ontem, dia 28, o reactor chinês foi accionado pela primeira vez”, disse Lévy à rádio Europe 1. O gestor assegurou que o reactor Taishan 1, que até agora era o único de nova geração no mundo, “funciona muito bem”.

O combustível nuclear foi colocado no início de Maio no reator EPR Taishan 2, localizado na localidade com o mesmo nome, na província chinesa de Guangdong.

A EDF possui 30 por cento da empresa conjunta responsável pela construção e exploração dos dois reactores. Os grupos chineses CGN e Yuedian possuem, respectivamente, 51 e 19 por cento.

A EDF está a construir outro reactor EPR em Flamanville, na França. O grupo francês Areva SA está envolvido na construção de uma obra similar na Finlândia, mas os dois projectos estão ainda atrasados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.