
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, defendeu na quinta-feira numa entrevista televisiva, que o grupo chinês de telecomunicações Huawei mente quando diz que não colabora com o governo chinês. Washington decretou que a Huawei tem três meses para se adaptar até ficar impedida de utilizar tecnologia norte-americana, depois de ter sido colocada numa lista negra de empresas suspeitas de espiarem para o Executivo de Pequim.
A Huawei já por várias vezes negou utilizar os seus equipamentos, em particular a tecnologia de comunicações 5G, para aceder a informação confidencial de outros países e recusa a ideia de que colabora com o Governo chinês.
“Isso, simplesmente, não é verdade. Dizerem que não colaboram com o Governo chinês é uma declaração falsa”, disse o responsável pela diplomacia dos Estados Unidos da América, numa entrevista à estação noticiosa televisiva CNBC: “O CEO da Huawei não está a dizer a verdade aos americanos e ao resto do mundo”, afirmou Mike Pompeo, referindo-se a declarações do fundador da Huawei, Ren Zhengfei, que tem insistido na ausência de qualquer relação entre a empresa e o governo chinês. Ren foi até ao final da década de 80 engenheiro nos quadros do Exército de Libertação Popular.
Os Estados Unidos da América e a República Popular da China estão envolvidos num impasse negocial à volta de uma guerra comercial que dura há mais de um ano e que tem provocado a imposição de tarifas aduaneiras a milhares de milhões de importações de produtos entre os dois países.
Leave a Reply