Washington declarou a morte de fuzileiros navais desaparecidos no Japão

Os militares encontravam-se desaparecidos desde a semana passada, quando as aeronaves em que seguiam colidiram. Dos sete ocupantes, apenas um foi resgatado como vida.

Os cinco fuzileiros navais norte-americanos desaparecidos após a colisão, na semana passada, de dois aviões norte-americanos no oceano Pacífico, ao largo do Japão, foram esta terça-feira declarados mortos pelo Exército dos Estados Unidos da América.

O Corpo de Fuzileiros decidiu terminar as operações de socorro depois de vários dias de buscas sem sucesso, de acordo com um comunicado. Dos sete ocupantes, apenas um fuzileiro foi resgatado com vida.

“Realizaram-se todos os esforços para encontrar a tripulação”, disse o tenente-general Eric Smith,da 3.ª Força Expedicionária da Marinha, saudando a “incrível mobilização de forças norte-americanas, japonesas e australianas”.

A colisão ocorreu a 6 de Dezembro, entre um caça F/A-18 e um avião de abastecimento KC-130, durante um exercício de treino habitual, depois de os dois aparelhos terem levantado da base em Iwakuni, perto de Hiroshima, no oeste do Japão.

“Não está confirmado que o acidente ocorreu durante uma operação de reabastecimento”, disse o comunicado.

Quase 50 mil soldados do exército norte-americano estão destacados no Japão, cerca de metade no arquipélago de Okinawa, no sul, onde os acidentes não são raros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.