Fórmula 3. Piloto acidentada fracturou a coluna e vai ser operada amanhã

Sophia Florsch vai ser esta segunda-feira de manhã submetida a uma intervenção cirúrgica, anunciou a própria na rede social Twitter. A jovem, de 17 anos, sofreu uma fractura na coluna, mas assegurou numa curta mensagem que “está bem”.

A piloto alemã que esta tarde sofreu um dos mais assustadores despistes algumas vez registados no Circuito da Guia fracturou a coluna, mas encontra-se em condição estável, anunciou ao final da tarde deste domingo a direcção do Centro Hospitalar Conde de São Januário.

Sofia Florsch, de 17 anos, protagonizou um aparatoso acidente junto à curva do Hotel Lisboa. O despiste, que obrigou à interrupção da Taça do Mundo de Fórmula 3, obrigou ainda à hospitalização de quatro outro pessoas: o campeão japonês de Fórmula 3, Sho Tsuboi, dois fotógrafos e um comissário de pista que se encontravam junto ao local onde o monolugar da piloto da Van Amersfoort Racing caiu, depois de ter literalmente levantado voo no fim da recta do Lisboa.

Numa breve mensagem que colocou na rede social Twitter, Sophia Florsch esclareceu que se encontra bem, mas revelou que vai ser submetida a uma intervenção cirúrgica na segunda-feira de manhã: “Só quero que saibam que estou bem mas que serei operada amanhã de manhã. Muito obrigado à FIA e à Mercedes AMG F1, que me estão a dar todo o apoio. Muito obrigado a todos pelas mensagens que me fizeram chegar”, escreveu a jovem alemã, num “tweet” que já foi partilhado quase quatro mil vezes.

A corrida foi interrompida pouco antes das 16:00, sendo retomada quase uma hora após o carro da jovem alemã Sophia Florsch ter saído da pista em grande velocidade, ultrapassando os ‘rails’ de protecção na abordagem à curva do Hotel Lisboa.

De acordo com a organização, o acidente provocou ferimentos em dois pilotos, dois fotógrafos e um fiscal da corrida. Os restantes feridos permanecem em observação, mas a Comissão do Grande Prémio não avançou com informações relativas ao seu estado clínico.

A organização informou que todos os envolvidos foram transportados conscientes para o Centro Hospitalar Conde de São Januário, onde se encontram a receber cuidados médicos.

O outro piloto envolvido ainda não foi identificado pelo organismo liderado por Pun Weng Kun, mas o carro que foi abalroado pela Dallara Mercedes de Florsch foi o de Sho Tsuboi, vencedor da derradeira edição do Campeonato Japonês de Carros de Turismo.

A polícia retirou as barreiras do circuito e formou um cordão de segurança no local do acidente. Cerca de uma dezena de polícias, de bombeiros e equipas de socorro da organização estavam presentes no local do acidente, a poucos metros do emblemático Hotel Lisboa, constatou a agência Lusa.

Ao fim de pouco mais de meia hora, o carro foi removido do local e, apesar do acidente aparatoso, não era visíveis danos significativos.

Por esta altura, a piloto já tinha sido transportada para a unidade hospitalar que serve de apoio ao Grande Prémio.

No ano passado, a competição ficou marcada pela morte do piloto britânico Daniel Hegarty (Honda), de 31 anos, na sequência de um acidente na Curva dos Pescadores, ocorrido a meio da prova de motos, que não registava fatalidades desde 2012, ano em que o português Luís Carreira perdeu a vida, exactamente no mesmo local.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.