Sulawesi. Maremoto deixou prejuízos de 500 milhões de dólares

A estimativa é do Banco Mundial, que divulgou neste domingo um relatório preliminar sobre o impacto do sismo e do maremoto que a 28 de Setembro devastou a ilha de Sulawesi. A instituição já tinha anunciado um pacote de ajuda à reconstrução das ilhas de Sulawesi e de Lombok no valor de mil milhões de dólares.

O sismo de magnitude 7,5 seguido de tsunami que causou pelo menos 2.010 mortos na ilha indonésia de Sulawesi provocou danos de pelo menos 531 milhões de dólares de acordo com uma estimativa este domingo divulgada pelo Banco Mundial.

O valor, que equivale a 458 milhões de euros, consta de um relatório preliminar da instituição sobre os danos em infra-estruturas, residências e propriedades não residenciais afectadas pelo sismo e tsunami do passado dia 28 de Setembro.

Em comunicado, o Banco Mundial, cuja reunião anual conjunta com o Fundo Monetário Internacional (FMI) terminou este sábado em Bali, na Indonésia, refere que este valor não inclui os danos económicos devido às mortes, destruição e terras ou perdas de emprego.

A instituição já tinha anunciado um pacote de ajuda de mil milhões de dólares (863 milhões de euros) para assistência e reconstrução tanto na ilha de Sulawesi como na ilha de Lombok, também afectada por vários terramotos em Agosto.

O empréstimo será disponibilizado de acordo com as necessidades e pedidos nesse sentido formulados pelo Governo indonésio.

O pacote de ajuda destina-se à construção de hospitais, escolas, estradas e abastecimento de água, bem como para reforçar os sistemas de alerta de catástrofes.

Dias depois do sismo que devastou Sulawesi, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, reconheceu que o sistema de boias instalado após o tsunami de 2004, que provocou 226.000 mortos em mais de uma dezena de países, não funcionava desde 2012.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.