Os exercícios reuniram o Exército e a Força Áerea e contaram com a presença da presidente Tsai Ing-wen e do homólogo paraguaio, Mario Abdo Benítez. Trata-se da primeira vez em décadas que as autoridades formosinas organizam exercícios de natureza militar na véspera do feriado que celebra a instauração da República da China.
Taiwan promoveu esta terça-feira exercícios militares. A bateria de testes materializou-se na véspera do Dia Nacional, o que não acontecia há décadas, com a participação do Exército e da Força Aérea, e a presença da Presidente Tsai Ing-wen e o homólogo paraguaio Mario Abdo Benítez.
Os exercícios acontecem num momento de tensão política com a República Popular da China, que defende a reunificação pacífica, mas ameaça usar a força caso a ilha declare a independência.
Taiwan – a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente, em 1949, e que continua a ostentar o nome de “República da China” – é vista por Pequim como uma província da China e não uma entidade política soberana.
A Presidente taiwanesa lançou, nos últimos anos, uma forte campanha para fortalecer as defesas, com promessas de aumentar o orçamento militar e acelerar o desenvolvimento do seu próprio equipamento de guerra, incluindo submarinos.
Na ocasião, Tsai Ing-wen supervisionou os exercícios de terra e ar do Exército em Taoyuan, norte de Taiwan, em que a defesa era simulada contra ataques inimigos no ar e na costa.
Nos exercícios militares participaram tanques, aviões e helicópteros, unidades de artilharia e plataformas de defesa aérea.
Leave a Reply