Filipinas. Funcionários do Senado obrigados a submeter-se a testes anti-drogas

Os responsáveis pela Câmara Alta do Parlamento filipino estão desde ontem obrigados a submeter-se a um teste de despistagem de estupefacientes. A medida é justificada com a necessidade do Senado mostrar o seu compromisso com a luta contra a droga. Os deputados estão, no entanto, isentos da medida.

Os cerca de 400 funcionários do Senado filipino são desde o início da semana obrigados a passar por um teste de drogas, anunciou o presidente daquele órgão, Tito Sotto.

De forma a demonstrar o seu compromisso com esta directiva e com a luta contra a droga, Tito Sotto foi o primeiro a realizar o teste, na manhã de segunda-feira, seguido pelo senador Gringo Honasan.

A directiva não obriga os senadores eleitos a fazerem o teste, apenas vincula os restantes funcionários, que foram surpreendidos pela directiva.

De acordo com os meios de comunicação social locais, o teste procura analisar a existência de cocaína no sangue e metanfetaminas conhecidos como ‘shabu’, muito consumidos nas Filipinas devido ao seu baixo custo.

Pouco depois de ter sido eleito chefe de Estado das Filipinas, Rodrigo Duterte lançou uma forte ofensiva governamental contra o tráfico de droga.

De acordo com as organizações de direitos humanos, além de 4.200 mortos em operações policiais, há que contabilizar 23.500 homicídios que estão a ser investigados, dos quais entre 12 a 15.000 serão assassinatos encobertos pelo clima de impunidade da campanha anti-drogas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.