A acusação foi feita na semana passada pelo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, na rede social Twitter. O Chefe de Estado norte-americana insinuou que Pequim manipulava o renminbi para obter proveitos económicos. A possibilidade foi hoje desmentida por Maurice Obstfeld, que sustenta que “não há qualquer prova” que indicie a manipulação do yuan por parte das autoridades chinesas.
O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Maurice Obstfeld, afirmou esta terça-feira que “não há qualquer prova” de manipulação do renminbi por parte da China.
Estas afirmações surgem depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter acusado na passada sexta-feira a União Europeia e a China de manipularem as suas divisas.
“A China, a União Europeia e outros manipulam as suas moedas baixando as taxas de juro, enquanto os Estados Unidos aumentam as taxas com o dólar a tornar-se mais forte todos os dias o que degrada a nossa competitividade”, afirmou Trump na rede social Twitter.
Em declarações ao canal televisivo CNBC, Obstfeld declarou que “não há provas de manipulação” nos movimentos de divisas constatados recentemente. Maurice Obstfeld indicou que o relatório do departamento do Tesouro norte-americano chegou “à mesma conclusão”.
Em meados de Abril, o departamento do Tesouro considerou que a República Popular da China não manipulava a sua moeda, mas colocou sob vigilância o país.
Hoje, a divisa chinesa (yuan) atingiu o nível mais baixo desde Junho de 2017 face ao dólar.

Leave a Reply