Filipinas. Chuvas intensas forçaram à evacuação de oito mil pessoas

Mais de oito mil pessoas viram-se obrigadas a abandonar as respectivas habitações na última noite, devido aos efeitos do tufão Son Thinh. Quase meio milhar foram alojados pelas autoridades em abrigos.

Quase oito mil pessoas tiveram que ser retiradas das suas casas nas últimas 24 horas no norte das Filipinas devido às inundações causadas pela tempestade tropical Son-Tinh, de acordo com informações transmitidas pelas autoridades de Manila.

O Conselho Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (NDRRMC) indicou que os serviços de emergência atenderam 7.880 pessoas, dando-lhes cobertores e alimentos. Destes, 647 foram alojados em abrigos.

As áreas mais afectadas pela tempestade foram as províncias de Bataan, Pampanga e Zambales, localizadas no centro da ilha de Luzon, onde se concentram as 7.437 pessoas retiradas de suas casas, segundo a mesma agência.

Em Manila, no sul de Luzon, 473 pessoas tiveram de deixar as suas casas por causa da subida das águas em vários distritos da capital, como Quezon, Mandaluyong ou Marikina, onde o rio com o mesmo nome subiu para os 17 metros e ameaça transbordar.

A agência meteorológica PAGASA mantém o alerta laranja devido às chuvas nas províncias de Bataan e Zambales, uma vez que se está a formar uma nova depressão tropical que se aproxima da zona leste.

A PAGASA indicou que é provável que a depressão, batizada de Inday, se torne uma tempestade tropical nas próximas 24 horas e alertou para o alto risco de inundações naquela parte de Luzon.

As regiões de Manila, Rizal, Pampanga, Tarlac, Bulacan e Nueva Ecija estão em alerta amarelo, o que significa que as chuvas fortes e moderadas podem ocorrer nas próximas horas e há risco de inundação nas áreas mais baixas.

Em Macau, a Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos retiraram todos os sinais ao 12:30, numa altura em que o ciclone tropical Son Thinh se movia para o quadrante oeste, afastando-se gradualmente de Macau.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.