A selecção polaca despediu-se do Campeonato do Mundo com um triunfo pela margem mínima sobre o Japão, numa partida em que a formação nipónica pouco fez para assegurar a presença na fase a eliminar na prova. Ao onze nipónico valeu o triunfo da Colômbia sobre o Senegal no outro desafio do grupo H.
O Japão foi esta quinta-feira derrotado pela Polónia pela margem mínima, um resultado que mesmo assim deixou os nipónicos nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol, por terem visto menos cartões amarelos do que o Senegal, no Grupo H.
O jogo que decorreu na Volgogrado Arena não vai deixar saudades a ninguém, mas mesmo assim a Polónia, já eliminada, foi a única selecção que procurou a vitória, tendo sido brindada por um remate certeiro de Bednarek, aos 59 minutos.
O Japão optou por um tipo de futebol mais calculista, sobretudo nos 15 minutos finais, em que nem saiu do seu meio campo, optando por trocar a bola entre os defesas, com o estádio todo a assobiar a atitude dos asiáticos.
A Colômbia, que bateu o Senegal pela margem mínima, acabou por vencer o grupo, com seis pontos, contra quatro de asiáticos e dos africanos, que também empataram nos golos (4-4) e no confronto direto (2-2), acabando os nipónicos por ficar à frente por terem menos amarelos: quatro contra seis.
No arranque da partida, os japoneses até impuseram alguma velocidade no jogo, com Muto a obrigar Fabianski a boa defesa, logo aos 14 minutos. O lance acabou por ser a iniciativa mais perigosa dos asiáticos em toda a partida.
Mesmo sem deslumbrar, a Polónia pegou no jogo, muito devido ao seu maior poderio físico, e esteve perto de marcar aos 33 minutos, através de um cabeceamento de Grosicki a que o guarda-redes Kawashima defendeu mesmo em cima da linha de golo.
A primeira parte não deixou saudades e a segunda foi pelo mesmo caminho, embora a Polónia tenha chegado a golo, num lance de bola parada, aos 59 minutos. O central Bednarek apareceu solto na área e fez o tento de despedida dos polacos.
Nesta altura, com Colômbia e Senegal empatados a zero, o Japão estava eliminado, mas nem isso fez mudar a atitude dos jogadores nipónicos, que mantiveram uma toada lenta e estiveram perto de sofrer novo golo, por Lewandowski, que falhou a alvo com a baliza praticamente deserta.
Com o golo da Colômbia, o Japão passou novamente a ocupar o segundo lugar do grupo e o jogo em Volgogrado terminou mais cedo, quando faltavam ainda disputar mais de 15 minutos. As duas selecções desistiram completamente de atacar, remeteram-se ao meio campo e foram trocando a bola, com os jogadores a passo.

Leave a Reply