A empresa liderada por Pony Ma tirou o véu ao projecto do bilhete de identidade electrónico que se propõe criar em parceria com as autoridades chinesas, tendo em vista a edificação da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. A proposta do grupo Tencent é de que o bilhete de identidade dos cidadãos chineses e os respectivos títulos de viagem fiquem associados ao We Chat.
O grupo Tencent está a trabalhar com o Governo chinês com o propósito de criar um sistema electrónico com o qual se propõe harmonizar as deslocações entre Hong Kong, Macau e a vizinha província continental de Guangdong.
A proposta, que vai aos poucos ganhando definição, prevê que documentos como os títulos e os vistos de viagem estejam ligados ao We Chat, super aplicação desenvolvida pela empresa liderada por Pony Ma. Num comunicado citado pelo South China Morning Post, a empresa sedeada em Shenzhen diz que o recurso à aplicação para facilitar as travessias fronteiriças deverá ser o primeiro passo no âmbito da afirmação de um bilhete de identidade digital. No futuro, o documento electrónico poderá ser utilizado para procedimentos tão díspares como a reserva de um quarto numa unidade hoteleira ou a abertura de uma conta bancária.
Actualmente, para viajarem entre a China continental, Hong Kong e Macau, os cidadãos chineses necessitam de vistos ou de títulos de viagem.
A proposta do grupo Tencent deverá permitir eliminar alguma da documentação actualmente necessária. O bilhete de identidade electrónico deverá fazer uso de uma inovação do We Chat conhecida como “mini programa”, que permite linkar o bilhete de identidade dos cidadãos da República Popular da China aos respectivos títulos de viagem.
Os detalhes agora conhecidos trazem alguma luz sobre a proposta feita o ano passado por Pony Ma durante a reunião plenária da Assembleia Nacional Popular. Apesar dos detalhes se prefigurarem na altura vagos, o empresário defendia uma maior agilização da ligação entre o músculo financeiro de Hong Kong e a capacidade manufactureira de Shenzhen e do Delta do Rio das Pérolas.
As propostas para unificar progressivamente a região do Delta do Rio das Pérolas tem vindo a suscitar preocupações. Os críticos da visão de Pony Ma defendem que os planos para que os Serviços de Imigração de Hong Kong e da República Popular da China partilhem as mesmas instalações violam o princípio “Um País, Dois Sistemas”. No entanto, a medida também suscitou entusiasmo, sobretudo junto dos que defendem que a simplificação dos procedimentos de viagem vai contribuir para que a competitividade das cidades do Delta aumente.

Leave a Reply