Indústria manufactureira da China acelera em Maio

Em Maio, o sector manufactureiro do Continente cresceu a um ritmo mais elevado do que o esperado pelas autoridades do Continente.O indicador económico relativo à pujança da indústria manufactureira cresceu este mês ao ritmo mais rápido desde Outubro.

A actividade da indústria manufactureira (PMI, na sigla em inglês) da República Popular da China acelerou 51,9 pontos em Maio, mais cinco décimas percentuais do que em Abril, superando as expectativas das autoridades, indicam dados oficiais divulgados esta quinta-feira.

O PMI cresceu, em Maio, ao ritmo mais rápido desde Outubro passado e acima do registado no mesmo mês de 2017, quando se fixou em 51,2 pontos.

Quando se encontra acima dos 50 pontos, o PMI sugere uma expansão do sector, pelo que abaixo dessa barreira pressupõe uma contracção de actividade. O índice é tido como um importante indicador mensal do desenvolvimento da segunda economia mundial: “O sector manufatureiro cresceu a um ritmo mais rápido, num momento em que o crescimento é mais forte do que o esperado”, afirmou Zhao Qinghe, analista do Gabinente Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

O GNE acrescentou ainda que o sector dos serviços cresceu 54,9 pontos, em Maio, uma décima acima do registado no mês anterior.

Numa nota aos clientes, a unidade de análise financeira Capital Economics recomendou cautela, apesar dos dados positivos: “Duvidamos que este vigor se mantenha por muito mais tempo, visto que parece refletir sobretudo um impulso temporário da produção industrial devido ao relaxamento das políticas de combate à poluição”, afirmou.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.