Washington e Manila lançam exercícios militares conjuntos

Uma no cravo, outra na ferradura. Depois de tentar reactivar as relações com a República Popular da China e de ter ameaçado expulsar as tropas norte-americanas das Filipinas, Rodrigo Duterte deu luz verde aos maiores exercícios militares organizados em conjunto com os Estados Unidos da América. A iniciativa visa preparar as forças militares das Filipinas para cenários de terrorismo urbano.

As Filipinas e os Estados Unidos da América deram esta segunda-feira o pontapé de saída nos maiores exercícios militares conjuntos organizados desde 2016, quando o Presidente Rodrigo Duterte assumiu o poder,prometendo diminuir a presença militar norte-americana no país.

Os exercícios “Balikbatan” começaram no principal campo militar de Manila e nele participam 8.000 militares dos dois países, juntamente com pequenos contingentes provenientes do Japão e Austrália. Os exercícios abrangem simulacros de combate em cenários urbanos, de modo a treinar forças especiais no combate a terroristas, à semelhança do conflito com forças extremistas que em Maio do ano passado teve a cidade de Marawi como palco.

O conflito em Marawi, em que morreram mais de 1.100 pessoas, revelou-se inicialmente complicado devido à dificuldade dos militares filipinos e forças aliadas em agir num contexto de guerrilha urbana.

Segundo o embaixador norte-americano, Sung Kim, as simulações “irão continuar a reforçar o profundo e contínuo compromisso” entre os dois países “para uma região segura e pacífica”.

Os exercícios têm lugar depois de Rodrigo Duterte ter prometido reduzir a presença de tropas norte-americanas no país, bem como descontinuar os exercícios anuais com forças americanas, ao mesmo tempo que não escondia a intenção de reforçar os laços com a República Popular da China e a Rússia.

Duterte, crítico das políticas de seguranças dos EUA, já tomou medidas para reactivar ligações com a China, fragilizadas durante o governo do seu predecessor devido aos conflitos territoriais no mar da China meridional.

De acordo com oficiais filipinos, os exercícios “Balikbatan” tem por objectivo preparar as forças filipinas contra a ameaça do terrorismo urbano, desastres naturais e outras crises provocadas por acção humana.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.