Parte da colecção de estátuas de bronze, oferecida pelo artista Fernando Botero à sua cidade natal, Medellín, foi vandalizada com “substâncias químicas” e corantes em pó, denunciou a autarquia local, que ofereceu uma recompensa esta quinta-feira pela identificação dos responsáveis pelo ataque.
Nove das 23 obras apareceram com manchas de cores roxa e violeta: “Não sai com água, manchou o chão, o pedestal e os bronzes”, lamentou o presidente da Câmara de Medellín, Daniel Quintero, no Twitter.
As autoridades ofereceram dez milhões de pesos (3.000 dólares) a quem ajudar a identificar os autores dos “actos de vandalismo”.
Botero, de 88 anos e radicado na Itália, é o artista colombiano mais valorizado no mundo. Em 2011, doou a colecção de estátuas, exposta na Praça Botero, no centro de Medellín.
Segundo Quintero, esta é a segunda vez que as obras sofrem com actos de vandalismo este ano e a restauração pode chegar a custar 150.000 dólares.
Famosas pela voluptuosidade, as estátuas de Botero estão expostas em cidades como Nova Iorque, Barcelona e Buenos Aires.

Leave a Reply