Japão. Cheias podem ter vitimado mais de uma dezena de utentes de lar de idosos

Um rio transbordou e inundou no sábado um lar de idosos, no Oeste do Japão. As autoridades temem a morte de catorze pessoas, no oeste do Japão, área afectada pelas chuvas de dilúvio que levaram as autoridades a recomendar a evacuação de 200 mil habitantes.

As vítimas foram encontradas em “paragem cardiorrespiratória” num centro para idosos da aldeia de Kuma, na região de Kumamoto, informou  o presidente da Câmara Ikuo Kabashima.  As autoridades japonesas usam frequentemente o termo antes da morte de uma pessoa ser oficialmente declara por um médico, mas as autoridades japonesas ainda não confirmara os óbitos.

Entre 60 e 70 pessoas estavam presentes no lar de idosos quando o leito do ruo transbordou e invadiu as instalações. O nível da água subiu até ao segundo andar, de acordo com o emissora pública de teledifusão NHK.

Mais de 203.000 habitantes de Kumamoto e Kagoshima receberam indicações para evacuar as respectivas habitações, informou a agência noticiosa japonesa Kyodo.

Além da situação em Kuma, as fortes chuvas estão a desencadear inundações e deslizamentos de terra em vários outros pontos da ilha de Kyushu, havendo indicações, confusas e contraditórias, de que já morreram mais de uma dezena de pessoas e que pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e um número indeterminado de outras estão nos telhados das suas casas à espera de serem resgatadas.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, criou um grupo de trabalho e prometeu fazer o máximo para resgatar os desaparecidos, anunciando que cerca de dez mil soldados foram mobilizados para as operações de resgate.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.