Malásia e Tailândia retiram cidadãos de Wuhan

As autoridades da Malásia e da Tailândia retiraram esta terça-feira dezenas de cidadãos da cidade chinesa de Wuhan, centro do surto do novo coronavírus, actualmente sob quarentena. Um avião da companhia aérea AirAsia, fretado pelas autoridades da Malásia, aterrou na última madrugada no aeroporto de Kuala Lumpur com 133 passageiros e tripulantes, incluindo 107 malaios retirados de Wuhan.

Uma equipa médica realizou análises aos cidadãos malaios retirados de Wuhan, que devem agora passar duas semanas isolados, enquanto aqueles que apresentaram sintomas da doença foram internados em hospitais.

A Tailândia enviou também um avião comercial para Wuhan esta manhã, com 15 médicos a bordo, para retirar 144 tailandeses. A aeronave deve regressar ainda esta terça-feira à base militar de U-Tapao, a leste de Banguecoque.

A Tailândia, com 19 casos de infecção pelo novo coronavírus, e a Malásia, onde há oito pacientes, constam entre os 24 países que foram afectados pela doença originária da República Popular da China.

Pelo menos duas vítimas mortais ocorreram já fora da República Popular da China. No sábado, um residente de Wuhan, de 44 anos, morreu nas Filipinas, e esta terça-feira um residente de Hong Kong, de 39 anos, morreu na vizinha Região Administrativa Especial.

Vários países já efectuaram o repatriamento dos seus cidadãos de Wuhan, uma cidade com 11 milhões de habitantes, colocada sob quarentena, em 23 de Janeiro, com saídas e entradas interditadas pelas autoridades chinesas por um período indefinido.

No domingo, Portugal retirou 20 cidadãos nacionais de Wuhan, incluindo dois diplomatas e duas mulheres, com dupla nacionalidade brasileira e portuguesa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.