Uma orangotango fêmea, considerada pela justiça argentina como “um sujeito não humano”, embarcou esta quinta-feira num voo comercial rumo a uma reserva dos Estados Unidos. Sandra rumou à Flórida para curar uma depressão, informaram fontes judiciais.
Após uma vida em cativeiro, Sandra, como é chamada, vai viver num santuário para primatas em Wauchula, na Flórida, onde vivem vários orangotangos resgatados de vários países, provenientes de circos e jardins zoológicos.
Nascida em 1986 num Jardim Zoológico da Alemanha, Sandra foi levada para a capital argentina em 1994. Em 2015, despertou interesse internacional quando uma organização de protecção dos animais colocou um processo na justiça para que fosse libertada do zoo de Buenos Aires, onde lhe foi diagnosticada uma depressão.
Um tribunal analisou o caso e a considerou Sandra “um sujeito não humano, com direito à liberdade”, levando em consideração o seu delicado estado de saúde.
Sandra embarcou para os Estados Unidos acompanhada de veterinários que lhe garantiram todos os cuidados.

Leave a Reply