Um grupo de larápios roubou no sábado uma sanita de ouro maciço de uma exposição de arte no Palácio Blenheim, na Grã-Bretanha, informou a polícia. As autoridades inglesas explicaram ainda que o roubo também deixou um rombo no local. O Palácio faz parte da lista do Património Mundial da Unesco.
A peça, usada como uma sanita, é da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan e tem como título “América”. Antes de Blenheim, esteve exposta uma única vez no museu Guggenheim de Nova York.
Um homem de 66 anos foi preso pelo furto, mas a obra de arte não foi recuperada. A exposição tinha sido inaugurada na quinta-feira: “Os criminosos entraram no palácio durante a noite e deixaram o local às 4h50 locais. Ninguém ficou ferido durante o roubo”, informou a polícia local. “O roubo causou danos importantes e uma fuga de água, porque a sanita estava ligada à canalização do prédio. Acreditamos que o grupo tenha usado pelo menos dois veículos durante o roubo”, disse o inspector Jesse Milne.
O palácio de Blenheim permaneceu fechado ao público durante a manhã de sábado. A residência, em que vive o duque de Marlborough e sua família, foi o local de nascimento do antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill.


Leave a Reply