O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, não confirma a detenção de Michael Kovrig, mas diz ainda assim que o ex-diplomata terá violado a lei, ao trabalhar para uma organização não-governamental que não está registada na China. A entidade em questão é o “The International Crisis Group”.
Pequim afirmou esta quarta-feira não ter informações sobre a alegada detenção na República Popular da China do ex-diplomata canadiano Michael Kovrig, mas o Governo chinês avançou que a organização não-governamental para a qual trabalha não está registada no país.
“Não tenho aqui informações para fornecer”, respondeu aos jornalistas o porta-voz doMinistério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lu Kang, questionado sobre a suposta detenção do ex-diplomata, já dada como certa pelo Canadá.
A confirmar-se, “os departamentos relevantes da China vão lidar com o caso de acordo com a lei”, acrescentou.
Apesar de não ter confirmado a detenção, Lu Kang disse que a organização não-governamental (ONG) para a qual o canadiano trabalha no país não está registada como ONG, pelo que o ex-diplomata “já violou a lei”. O porta-voz referia-se ao The International Crisis Group (ICG), de acordo com as autoridades canadianas.
Entretanto, o ministro deSegurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, afirmou que o Governo canadiano está profundamente preocupado com a alegada detenção do ex-diplomata, uma possível retaliação de Pequim à detenção, no Canadá, da directora financeira do grupo Huawei, Meng Wanzhou.
Na terça-feira, um juiz canadiano ordenou a libertação de Meng Wanzhou sob fiança, numa altura em que já circulavam rumores sobre a detenção de Kovrig.
De acordo com a agência de notícias France Press, depois de três dias de audiências judiciais no tribunal de Vancouver, e em plena crise diplomática entre Pequim, Otawa eWashington, o juiz canadiano aceitou o pedido de libertação de Meng Wanzhou, detida no Canadá no início de Dezembro, a pedido dos Estados Unidos.

Leave a Reply