As autoridades indonésias encerraram neste domingo oito aeroportos, incluindo o principal aeroporto de Jacarta, após a erupção do vulcão Anak Krakatoa. A decisão deixou mais de 150 mil passageiros retidos.
“A decisão de encerrar os aeroportos deixou 150 mil passageiros retidos e afectaram 467 voos, dos quais 58 internacionais e 409 domésticos”, informou o Ministério dos Transportes indonésio, numa nota de imprensa.
A suspensão das operações no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta, em Jacarta, começou por volta da uma e meia da tarde de Domingo e foi prolongada por diversas vezes ao longo do dia. Na noite de domingo, as autoridades ampliaram novamente a medida até ao início da madrugada.
De acordo com o Ministério dos Transportes, análises realizadas durante o dia detectaram a queda de cinzas vulcânicas na área do aeroporto, o que levou ao encerramento do principal terminal aéreo do país.
O Anak Krakatoa entrou em erupção no sábado. O vulcão expeliu lava e provocou explosões que puderam ser ouvidas a até 700 quilómetros de distância, informou a agência indonésia de vulcanologia. O órgão acrescentou que foram registadas no domingo duas novas erupções do vulcão, localizado no estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra.
As cinzas vulcânicas, que representam um risco para os motores das aeronaves, espalharam-se pelo espaço aéreo de vários aeroportos e também alcançaram a cidade de Bandar Lampung, no extremo sul de Sumatra, cobrindo veículos estacionados e as valetas das estradas.
As escolas de Jacarta permaneceram fechadas durante o dia de hoje. As aulas serão foram conduzidas de forma remota, informou a administração da capital, sem especificar durante quanto quanto tempo a medida ficará em vigor.
O Anak Krakatoa apresenta actividade intermitente desde o seu surgimento, no início do século XX, dentro da caldeira formada após a erupção do Krakatoa em 1883. A catástrofe é considerada uma das mais letais e destrutivas da história, com 35 mil mortes estimadas.

Leave a Reply