Ogier vence no Japão e relança dança pelo título

Fotografia: Luca Scalvinoni/Pexels

O francês Sébastien Ogier, ao volante de um Toyota Yaris, venceu a edição de 2025 do Rali do Japão, décima terceira e penúltima prova do Campeonato do Mundo da categoria. Com o desempenho nas estradas nipónicas, o piloto gaulês ficou a apenas três pontos do líder da classificação, o companheiro de equipa Elfyn Evans, e relançou a luta pelo título.

Ogier – que procura garantir o nono título mundial da carreira –  concluiu a prova nipónica em três horas, vinte e um minuitos, oito segundos e novencentos milésimos. O francês superou o rival Elfyn Evans por onze segundos e seiscentos milésimos. O finlandês Sami Pajari garantiu o melhor resultado da carreira até ao momento, ao encerrar as contas do pódio a mais de dois minutos do vencedor.

O derradeiro dia de competição, no Japão, ficou marcado pelos agauceiros fortes que se abateram sobre a região de Aichi. A chuva alterou as condições de aderência nas sinuosas e estreitas estradas japonesas e o cenário levou à desistência do francês Adrien Fourmaux, quando era terceiro classificado.

Fourmaux bateu numa protecção e arrancou mesmo uma das portas do Hyundai, acabando por desistir pouco depois. A ocorrência promoveu Pajari ao pódio pela primeira vez na sua carreira.

Lá na frente, Evans entrou ao ataque, pressionando a liderança de Ogier logo no primeiro dos seis troços do dia, mas o ritmo elevado provocou alguns sustos ao piloto galês.

Ogier aguentou a pressão, mudou as afinações do seu Yaris para se adaptar às condições atmosféricas e garantiu a pontuação máxima. O francês venceu a prova, foi o mais rápido no super-domingo  e venceu a power stage, somando um total de 10 pontos extra.

Tudo somado, Ogier recuperou 10 dos 13 pontos que tinha de atraso para Elfyn Evans no campeonato. O oito vezes campeão do mundo chega à última corrida, na Arábia Saudita, com apenas três pontos de atraso face ao companheiro de equipa. Ogier apenas necessita de vencer, algo que já fez por seis vezes esta temporada, para igualar os nove títulos do compatriota Sébastien Loeb.

O estónio Ott Tänak foi o melhor dos pilotos da Hyundai, na quarta posição, enquanto o finlandês Kalle Rovanperä, vítima de um erro na sexta-feira, ainda recuperou até ao sexto lugar final, mantendo-se vivo na luta pelo título.

Evans tem, agora, 272 pontos contra 269 de Ogier e 248 de Rovanperä, quando estão ainda 35 pontos em disputa.

Fora destas contas ficou já o estónio Ott Tänak, campeão em 2019, que anunciou, depois de finalizada a prova nipónica, que deixa o Mundial de Ralis a tempo inteiro para “dedicar mais tempo à família”, abrindo a porta a participações esporádicas, como fizeram Ogier ou Rovanperä.

A derradeira prova, que pauta a estreia da Arábia Saudita nas lides do Campeonato do Mundo, decorre de 26 a 29 de Novembro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.